A
Aceleração escolar – trata-se de processo por meio do qual o aluno pode avançar de série mais rápido do que o previsto para a idade, desde que sejam preenchidos alguns critérios, como demonstração de conhecimentos e habilidades acima da média. Geralmente é uma decisão tomada entre a família, a escola e o profissional que faz a avaliação neuropsicológica e/ou que atende a criança ou o jovem.
Atendimento Educacional Especializado (AEE) – trata-se de um serviço de apoio para alunos com necessidades educacionais, a fim de que tenham acesso ao currículo escolar de forma inclusiva.
Altas Habilidades e Superdotação (AHSD) – pessoas com altas habilidades e Superdotação têm um potencial e/ou um desempenho observado acima da média, em várias áreas, como raciocínio lógico, memória e criatividade.
C
Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – Código Internacional de Doenças (CID) – trata-se de um sistema criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o intuito de classificar doenças e de padronizar a linguagem usada por profissionais de saúde em todo o mundo. A versão em português da 11a Classificação está disponível aqui (CID-11).
D
Desenvolvimento anacrônico – em pessoas com AHSD, é comum que o desenvolvimento de algumas competências ocorram de forma descompassada com relação à sua idade cronológica e/ou a pessoas da mesma idade. Também é possível, por exemplo, que a área cognitiva esteja muito avançada, mas que aspectos sócio-emocionais ainda estejam em consolidação ou até em atraso se comparados com a maioria das pessoas da mesma idade.
Dupla excepcionalidade ou dupla condição –
E
Enriquecimento curricular – trata-se de estratégia para oferecer à pessoa com AHSD atividades para além do currículo regular, proporcionando estímulos e experiências que contribuam para a obtenção de conhecimentos variados e para o desenvolvimento de habilidades específicas.
Estímulo – são incentivos que contribuem para o desenvolvimento intelectual, criativo ou emocional. No caso de pessoas com AHSD, ajudam a mantê-las motivadas, além de serem relevantes para explorar e desenvolver o seu potencial.
F
Funções executivas –
H
Hipersensibilidade sensorial –
I
Integração sensorial –
Inteligências múltiplas –
M
Mascaramento / masking –
P
Pares cognitivos –
Pares etários –
Plano Educacional Especializado (PEI) –
Processamento sensorial –
S
Sala de recursos –
Superdotação –
T
Terapia Ocupacional (TO) –
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) –
Transtorno do Espectro Autista (TEA) –
Transtorno Opositor Desafiador (TOD) –